A gestão pedagógica pressupõe que a equipe gestora participe, coordene e lidere um movimento composto por quatro etapas complementares:
- O planejamento das ações de ensino;
- a execução dessas ações;
- os resultados educacionais obtidos;
- e uma análise de seus resultados.
Abrange processos e práticas de gestão do trabalho
pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da
aprendizagem dos estudantes, em consonância com o projeto pedagógico da
escola. Destacam-se como indicadores de qualidade:
- atualização periódica da proposta curricular;
- acompanhamento da aprendizagem dos estudantes;
- desenvolvimento da inovação pedagógica;
- políticas de inclusão com equidade;
- planejamento da prática pedagógica;
- organização de implantação de projetos didáticos consonantes com o Projeto Político Pedagógico da instituição e a organização do espaço e tempo escolares, com suas rotinas e estratégias de acompanhamento.
Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos
resultados de desempenho da escola – rendimento, frequência e
proficiência dos estudantes. Destacam-se como indicadores de gestão de
resultados:
- avaliação e melhoria contínua do projeto pedagógico da escola;
- análise, divulgação e utilização dos resultados alcançados;
- identificação dos níveis de satisfação da comunidade escolar, com o trabalho da sua gestão;
- transparência de resultados.
Fonte: http://premiogestaoescolar.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário