quinta-feira, 16 de julho de 2015

Socialização 2015

                                                                                       vídeo: Povo Brasileiro

Tema: Diversidade
Objetivo: Mostrar que a diferença faz parte de nosso cotidiano, e que nesta pluralidade formamos nossa pátria.

Aconteceu no dia 16/07 o evento que reuniu todas as turmas e professores, direção e todos os funcionários da escola, a Socialização. Neste evento foram trabalhados os temas como a Diversidade e Inclusão, bem como o resgate cultural.
O tema dos trabalhos foi exatamente este: "Resgatando culturas e respeitando a diversidade".

Cada professor regente de turma, ou com equipes de alunos organizou cartazes, cenários, peças teatrais, músicas, dança, entre outros trabalhos que foram apresentados na sala de vídeo, que atraiu até mesmo pessoas da comunidade atraídas pelo movimento fora do horário convencional.

O vídeo acima foi a abertura do evento, que denota a diversidade de nosso povo, bem como as músicas que se interlaçam, mostrando a riqueza da ópera de Carlos Gomes, O Guarani com uma batucada bem brasileira.
A frase final é de Nelson Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar".


                                                                                       Projeto Mais Educação


A coreografia indígena foi ensaiada pelos alunos do Programa Mais Educação, em conjunto com o monitor de dança João Paulo, as roupas e pinturas foram confeccionadas pelos monitores e coordenadora do projeto.
Essa dança teve o intuito de resgatar um pouco da cultura indígena, trazendo suas vestes e costumes.


                                                                                                         9º Ano
Esta apresentação de coreografia e dança culminou com a mostra de cartazes, de forma a mostrar o respeito pelas diferenças, bem como sensibilizar que todos sobre que podemos participar de eventos e da vida social, mesmo com nossas dificuldades.
Desta forma, também serviu como um convite para a sociedade e autoridades constituídas a refletirem sobre a acessibilidade e direitos humanos.


5 comentários:

  1. Eu, Soninha, como Assistente Técnico Pedagógico da escola e coordenadora do projeto, fiquei muito feliz com que professores e alunos prepararam as apresentações. Parabéns a todos os envolvidos. Ficou tudo muito lindo !!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Soninha, um verdadeiro Show de Talentos no decorrer das apresentações.

    ResponderExcluir
  3. o vídeo ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  4. O video e as apresentaçoes foram lindas, e parabéns a todos os alunos, a todos os pais e a todos os professores pela excelente confraternização, e tambem estava tudo bem organizado!E parabéns ao professor Cleber pela elaboração do vídeo!☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;)
      E foi mesmo! Alunos e professores estavam bem motivados, também pela grande presença da comunidade (pais, alunos, vizinhos da escola), que viram as apresentações e se divertiram aprendendo.
      O vídeo foi uma ideia sobre a nossa brasilidade, desde o índio, na obra de O Guarani, misturado com todas as etnias de nossa formação, culminando com uma batucada bem brasileira. A ideia era reproduzir nossa "cor". ;)

      Excluir