segunda-feira, 29 de junho de 2015

Crianças precisam brincar naturalmente.

Tema: Brincadeiras
Objetivo: Refletir sobre o valor do brincar para as crianças 

Surpreende que a tal da evolução da humanidade possa criar coisas tais que dissociem, afastem, e deseduquem. Um novo termo vem surgindo nas grandes cidades como uma nova forma de educação para crianças, normalmente de famílias bem estruturadas financeiramente e até mesmo com pais sem tempo de cuidar dos seus próprios filhos.

O artigo proposto para a leitura e reflexão, toma por base a simples tarefa rotineira da coisa mais importante para uma criança, tanto na sua visão, quanto na de seu autodesenvolvimento como pessoa: a ação de brincar.

Aos pais, professores e interessados, para que realmente consigamos entender como as novas práticas, podem na verdade, esconder sérios prejuízos.
Temos vários autores com teorias sobre a prática do faz-de-conta da criança, e dentre eles se destacam: Leslie (1987); Piaget (1945, 1978) e Vygotsky (1933, 1984, Sperb & Carraro (2008); que associam as brincadeiras como de grande importância para o desenvolvimento sociocognitivo das crianças pequenas. 

Além disso, Piaget e Vygotsky a consideram também como uma atividade que requer representação, enquanto diferentes teóricos da “Teoria da Mente” como Leslie (1987, 1988); Perner (1991) entre outros, levam a refletir se ela é constituída também por uma atividade metarrepresentacional. Boa leitura!

http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/kids/queridos-pais-precisamos-ter-uma-conversa/


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